Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

EUA: estado do Tennessee volta a adotar cadeira elétrica

Publicado por Marco a Moutinho
há 10 anos

O estado norte-americano do Wyoming tem considerado voltar a adotar o pelotão de fuzilamento como aplicação da pena capital, e o governador do Tennessee assinou uma lei que reintroduz a cadeira elétrica.

O motivo dessas medidas é a escassez de injeções letais e as batalhas legais que dizem respeito a sua compra e ao seu uso por jurisdições que impõem a pena de morte. A informação é do jornal The Guardian.

Os legisladores de Wyoming já começaram a rascunhar uma lei que eles planejam apresentar na próxima sessão legislativa do estado e que prevê a reintrodução das execuções realizadas por armas de fogo. A medida foi solicitada, de acordo com os membros votantes, depois que um fornecedor de drogas para injeções letais passou a boicotar as execuções.

Na última quinta-feira, 22, o governador do Tennessee, Bill Haslam, aprovou o uso da cadeira elétrica em casos em que drogas para a injeção letal não possam ser adquiridas.

Utah também está considerando o retorno do pelotão de fuzilamento, que havia sido abolido para todas as penas de morte julgadas após 2004, e estados como o Missouri tem debatido o retorno da câmera de gás.

O Missouri enfrenta na justiça o jornal The Guardian, a agência de notícias Associated Press e outros três jornais locais por se recusar a revelar como tem obtido as drogas usadas nas injeções letais, o que na concepção das publicações, é uma violação do direito público de saber como o Governo atua em seu nome.

Em 29 de abril, o detento Clayton Lockett morreu após uma longa agonia que provocou o reinício do debate entre partidários e opositores da pena capital, além de ter recebido muitas críticas, inclusive da Casa Branca.

Lockett morreu 43 minutos depois de ter recebido a injeção letal, produzida com fármacos que nunca haviam sido testados. Habitualmente os condenados morrem 10 minutos depois da aplicação da injeção.

Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2014/05/23/eua-estado-do-tennessee-voltaaadotar-cadeir...

  • Sobre o autorAuxiliar Administrativo
  • Publicações5
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eua-estado-do-tennessee-volta-a-adotar-cadeira-eletrica/120400251

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)